Cabos de aço revestidos - JCL Cabos de Aço

Cabos de aço revestidos

Você sabe a diferença entre PVC, Nylon PA6 e Nylon PA12?

Cabos de aço revestidos
Crédito: Hélio Norio

O que são cabos revestidos?



Os cabos de aço revestidos contêm uma camada externa de proteção, que pode ser em PVC ou Nylon. O objetivo é oferecer maior tempo de vida útil ao cabo de aço, além de maior durabilidade, maleabilidade e redução no número de manutenções.
Essa proteção em PVC ou Nylon é fundamental em ambientes corrosivos ou de forte abrasão, como usos marítimos em geral, na indústria automobilística (cabos de comando), em controles industriais, esteiras e correias transportadoras, equipamentos de ginástica, varais domésticos, entre outros. Os revestimentos podem ser fabricados em diversas cores, como laranja, preto, vermelho, amarelo, branco, rosa, cinza, azul, conforme a necessidade e as exigências do projeto.
O ótimo custo-benefício é outra característica desse tipo de cabo, o que impacta diretamente no orçamento. Mas, é preciso escolher muito bem o tipo de cabo de aço revestido para atender às necessidades dos projetos.
Na JCL, trabalhamos com cabos de aço revestidos em PVC (cristal, transparente ou colorido), Nylon 6 e Nylon 12. Você conhece a diferença entre eles? A seguir, confira as funcionalidades de cada tipo de revestimento e, se precisar de ajuda, é só entrar em contato pelo chat, por e-mail, por WhatsApp ou por telefone.

Revestimento em PVC – Cristal/transparente e colorido


O revestimento em PVC para cabos de aço é muito utilizado em projetos que exigem proteção contra oxidação, abrasão e para cumprir requisitos normativos; é o modelo mais tradicional. Além disso, é possível utilizar PVC modificado para resistir a altas temperaturas ou aos raios ultravioletas; também há PVC sem ftalato ou que segue outras exigências, conforme o projeto. Assim como os cabos de aço tradicionais, os cabos revestidos podem ter várias durezas e serem usados em diversas aplicações.

Revestimento em Nylon 6 – Poliamida 6 (com ou sem Bissulfeto de molibdênio MOS2)


O revestimento em Nylon 6 (Poliamida 6) para cabos de aço é recomendado em casos que exijam resistência à abrasão. Ao contrário do PVC, o Nylon 6 oferece uma dureza maior, o que resulta em menor flexibilidade do cabo de aço, além de maior aderência, acabamento liso e uniforme. Cabos de aço revestidos em Nylon 6 são usados, por exemplo, em cabos de comando para trambulação de câmbio, cabos push-pull, cabos de máquinas de vidro, entre outros.

Revestimento em Nylon 12 – Poliamida 12 (com ou sem Bissulfeto de molibdênio MOS2)


O revestimento em Nylon 12 (Poliamida 12) para cabos de aço oferece uma resistência que se aproxima do Nylon 6, porém com flexibilidade semelhante à do PVC. Cabos de aço revestidos com Nylon 12 contam com alta resistência, o que garante maior aderência, acabamento liso e uniforme. Esse tipo de cabo de aço revestido é muito utilizado em academias e aparelhos de ginástica.