Cabo de Aço para Tirolesa - JCL Cabos de Aço

Cabo de Aço para Tirolesa

Conheça o tipo mais recomendado de cabo de aço para a tirolesa e veja várias dicas para garantir a segurança e a qualidade dos seus projetos.

Qual o melhor cabo de aço para tirolesa?


Se o objetivo é construir um projeto seguro para a prática esportiva da tirolesa, o cabo de aço mais indicado é o tipo galvanizado, fabricado na construção Seal, com alma de aço. Na JCL, é possível encontrá-lo na especificação Cabo de Aço Galvanizado 6x19 S + AA .

Esse tipo de cabo tem uma rigidez um pouco mais acentuada. Além disso, nessa construção, os arames superficiais são mais grossos, resistindo melhor ao desgaste provocado pela exposição ao tempo e a movimentação durante a prática esportiva.

Fatores para definição da carga


A tirolesa é um esporte de aventura no qual um cabo de aço é ligado a dois pontos. Uma pessoa pode atravessar de um ponto a outro com roldanas e mosquetões conectadas ao cabo de aço. Por isso, é necessária uma atenção muito especial às especificações, certificações e à qualidade dos cabos e acessórios que sustentam uma tirolesa. A prática conquistou adeptos no mundo todo, incluindo crianças e adultos, seja na prática amadora, em locais turísticos, ou mesmo na prática profissional, envolvendo atletas que se deslocam em cabos de aço em grandes alturas e longas distancias.

Construir projetos de tirolesa exige profissionais especializados e capacitados. Durante o desenvolvimento, os engenheiros responsáveis devem estimar as cargas e esforços que o cabo de aço deve suportar, definindo o diâmetro ideal do cabo no projeto. Nessa fase, os técnicos consideram fatores como distância entre os pontos de fixação do cabo, desnível dos pontos de fixação do cabo e peso máximo permitido por utilizador. Esses fatores são fundamentais para elaborar o estudo da carga total a ser suportada pelo cabo de aço.

É importante lembrar que projetos de tirolesa precisam ser muito bem planejados, para que cumpram o objetivo principal que é construir um ambiente propício e seguro para a prática esportiva profissional ou amadora. Ou ainda para impulsionar o turismo de aventura.

Qualidade dos cabos de aço


A qualidade dos cabos de aço e dos acessórios de um projeto de tirolesa são pontos fundamentais. Escolher produtos certificados com o selo do Inmetro é uma recomendação básica. Além disso, é importante ter certeza de que os produtos são realmente de qualidade, tenham a resistência adequada e suportem a carga estimada para o projeto.

Optar por um cabo de aço que não oferece a qualidade adequada, além dos riscos, pode resultar ainda em um maior número de manutenções e gastos desnecessários.

No mais, fazer a inspeção adequada dos cabos de aço para tirolesa é primordial. Assim, mesmo após a conclusão do projeto, é necessário seguir várias metodologias para observar periodicamente se a qualidade dos cabos se mantém em todos os pontos ou se é necessário substituir os cabos ou acessórios.

Kit Tirolesa JCL

Peça o seu KIT Tirolesa!


A JCL se preocupa em trabalhar e oferecer aos seus clientes um cabo de aço para tirolesa que leva em conta todos os fatores de risco e que visa promover a segurança e o lazer dos praticantes deste esporte.

Fazem parte do Kit Tirolesa JCL: cabos de aço 6x19 S + AA, grampo linha pesada, sapatilha forjada, manilha reta, esticadores forjados manilha x manilha e/ou manilha x olhal.

Com atendimento em todo o Brasil, a JCL dispõe de uma equipe especializada para auxiliar seus clientes, com soluções inteligentes e adequadas a qualquer projeto. A JCL é especialista na fabricação, comercialização e desenvolvimento de cabos de aço e cordoalhas, com ou sem revestimento e para diversos fins.

Quer saber mais? Converse com nossos técnicos pelo chat e solicite um orçamento.