Sapatilhas: mais durabilidade para cabos e cordoalhas de aço - JCL Cabos de Aço

Sapatilhas: mais durabilidade para cabos e cordoalhas de aço

Confira o que é uma sapatilha para cabo de aço, qual a finalidade desse acessório, onde e como deve ser utilizado
sapatilhas para cabos de aço

O que são sapatilhas para cabos e cordoalhas de aço?


As sapatilhas são acessórios, que funcionam como proteção para cabos de aço e cordoalhas. As sapatilhas protegem esses elementos do desgaste e do atrito a que são submetidos – especialmente, em condições severas de uso como amarração e transporte de cargas, estaio de torres com cordoalhas e em projetos envolvendo cabos revestidos.


Quais os tipos de sapatilhas para cabos de aço e cordoalhas?


Existem, basicamente, dois tipos de sapatilhas. A sapatilha da linha leve e a sapatilha da linha pesada.
A sapatilha da linha leve é constituída de aço carbono. Pode ter o revestimento galvanizado, galvanização eletrolítica ou pode também receber galvanização a fogo em algumas situações. Em geral, essa sapatilha é usada em projetos mais simples, que não exigem tanta robustez no acessório.
A sapatilha da linha pesada, na maioria das vezes, é forjada com acabamento de galvanização a fogo. Essa sapatilha é mais robusta e usada nos projetos que exigem mais força, como linhas de vida por exemplo.

Sapatilha da linha leve: Destinada à proteção de cabos de aço e cordas em geral. Adequada às especificações da norma US FF-T-276b, tipo II.
Sapatilha da linha pesada: Destinada à proteção de cabos de aço e cordas que necessitam de alta performance. adequada às especificações da norma US FF-T-276b, tipo III.

Como utilizar as sapatilhas para cabos e cordoalhas de aço?


As sapatilhas para cabos de aço e cordoalhas devem ser usadas de acordo com a bitola do cabo de aço. Por exemplo, no caso de um cabo ou uma cordoalha de meia polegada, a sapatilha também deve ser de meia polegada.

Dimensionamento da sapatilha = bitola do cabo de aço

O cabo será moldado no canal da própria sapatilha, por isso deve ser da mesma espessura do acessório. Normalmente, após passar por esse canal, é feito um fechamento no cabo, utilizando um prensa cabo, outro acessório ou até outro tipo de interligação, para um içamento por exemplo.

Para saber mais, veja o nosso vídeo!

Qual a função das sapatilhas?


A função principal da sapatilha é proteger o cabo de aço e a cordoalha, contra desgastes, atritos ou amarrações que exercem força horizontal, aumentando a vida útil do cabo. Também existem sapatilhas desenvolvidas em aço inox, que são utilizadas em ambientes corrosivos.

Na JCL


É muito importante respeitar as normas e as definições de cada projeto. Todas as sapatilhas são encontradas em vários diâmetros e podem ter várias aplicações. Saiba mais sobre esse e outros acessórios para cabos de aço e cordoalhas em nossa página ou baixe o catálogo da JCL.
Se preferir, também pode consultar a área de Vendas da JCL, pelo WhatsApp, pelo Chat, por e-mail ou telefone.