Qual cabo de aço usar em linha de vida? - JCL Cabos de Aço

Cabos de aço para linhas de vida

Cabos de aço para linhas de vida

Qual cabo de aço usar em linhas de vida?

Os cabos de aço mais utilizados em linhas de vida na construção civil são os cabos de aço galvanizado, 8 mm, na especificação: 6 x 19 AA (alma de aço). Em projetos específicos, também é utilizado o cabo de aço inoxidável e a composição 6 x 25 AA (alma de aço).

 

Por que utilizar cabos de aço em linhas de vida?

As linhas de vida são fundamentais para garantir que operários que atuam em grandes alturas, possam trabalhar com segurança e sem riscos de acidentes ou quedas. São formadas por sistemas de ancoragem, fabricados com cabos de aço ou cordas. Para a montagem dessas linhas de vida, de acordo com a obra e as necessidades locais, são usados também vários acessórios, como grampos, sapatilhas, esticadores e trava-quedas.

Os cabos de aço são itens que garantem segurança para os trabalhos em altura — seja em andaimes, plataformas ou escadas. Também podem ser utilizados em trabalhos em profundidade, como escavações, poços e minas.

Em geral, os cabos de aço são utilizados em linhas de vida fixas, que permanecem até o final da obra. Para as linhas de vida temporais, que são desmontadas a cada fase da obra, são utilizados com mais frequência outros tipos de materiais, embora os cabos de aço também possam ser utilizados, especialmente, se houver uma preocupação maior com relação à segurança.

Porém, só um profissional habilitado, um engenheiro de segurança ou mecânico, poderá definir o melhor tipo de cabo para cada projeto, bem como suas especificações e dimensões; ele será o responsável técnico pelas linhas de vida, fazendo o respectivo recolhimento de A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Dessa forma, a escolha do cabo vai depender de como será feita a aplicação, qual carga que deve suportar, qual a distância, por isso, o mais recomendado é ter um profissional especializado acompanhando o projeto. Além disso, as linhas de vida devem seguir normas e regras específicas definidas pela legislação brasileira, como as Normas Regulamentadoras (NRs) 18, 34, 35. 

Cabos de aço JCL
Os cabos de aço JCL são certificados pela portaria 181 de 2013 do Inmetro e o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa é certificado pela norma ISO 9001:2015, o que garante segurança e qualidade para seus projetos. 

Peça o seu KIT LINHA DE VIDA!

Se você precisa de itens para seu projeto de linha de vida, agora ficou mais fácil! Para pedir, basta solicitar o Kit Linha de Vida. Além dos cabos de aço, a JCL fornece grampos, sapatilhas, esticadores, manilhas e olhal. Todos os itens são disponibilizados na medida que você precisa, com preços competitivos, agilidade na entrega e qualidade garantida. Quer saber mais? Converse com nossos técnicos pelo chat e solicite um orçamento.

Kit Linha de Vida

Conheça os cabos da JCL e peça o seu orçamento:

Cabos de aço galvanizado

Cabos de aço inoxidável

Cabos de aço polido



Mais informações:

Guia Prático para cálculo de linha de vida e restrição para a indústria da construção.
Norma Regulamentadora n.18
Norma Regulamentadora n.34
Norma Regulamentadora n.35

5 Comments

  1. Francisco Sales disse:

    Bom dia!!!

    Preciso de 60m de cabo de aço para instalação de uma pequena cobertura em uma estufa.

    Podem me ajudar???

    Grato!!!

  2. Eduardo Santana disse:

    solicito cotação para cabo de aço usar em linha de vida quantidade de 500m

    • Deize disse:

      Olá Eduardo, tentamos contato com você por e-mail, mas não tivemos retorno. De qualquer forma, você pode solicitar essa cotação com nossa equipe, por meio do chat do site, pelo Whatsapp (11) 4723-5700 ou pelo e-mail vendas@jclcabos.com.br. Estamos à disposição. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.