Cabo de aço: o que é e para que serve? - JCL Cabos de Aço

Cabo de aço: o que é e para que serve?

Cabo de Aço Galvanizado JCL
Cabo de Aço JCL

O que é um cabo de aço?


Um cabo de aço é um elemento mecânico que tem por finalidade servir de elo entre dois componentes em um sistema de tração (transmissão de força “puxada”). É formado por um conjunto de arames torcidos, em uma ou mais camadas, ao redor de uma alma (elemento central).


Como o cabo de aço é utilizado?

O cabo de aço está presente em, praticamente, todos os setores da vida moderna: nos edifícios, nos automóveis, na indústria, nos navios, na medicina, na agricultura, no esporte, no lazer e em vários outros ambientes. Em geral, o cabo de aço é utilizado para elevação, transporte ou reboque, transmitindo força mecânica por tração.

Como o cabo de aço surgiu?

O cabo de aço foi inventado pelo alemão Wilhelm August Julius Albert em 1834. A ideia inicial era de que esses cabos substituíssem as correntes utilizadas nas minas de carvão, que eram muito pesadas. Ao longo dos anos, os cabos de aço foram sendo aprimorados e diversificados, conforme o tipo de aplicação desejada.

Quais os tipos de cabo de aço?

Os Cabos de Aço JCL são produzidos com as melhores matérias-primas, e seguem os mais altos padrões de qualidade. Os cabos de aço JCL são certificados pela portaria 181 de 2013 do Inmetro e o Sistema de Gestão da Qualidade da JCL é certificado pela norma ISO 9001:2015, o que garante segurança e qualidade para os projetos. Trabalhamos com cabos de aço:

Cabos de Aço Galvanizados – Fabricados com arames de aço carbono (liga ferro + carbono), com acabamento superficial de zinco (galvanização), o que auxilia na proteção contra corrosão do metal. São recomendados para espaços internos e externos, resistindo ao ambiente atmosférico em geral.

Cabos de Aço Polidos – Fabricados com arames de aço carbono (liga ferro + carbono), sem acabamento superficial que auxilie na proteção contra corrosão do metal. Seu uso é recomendado para ambientes internos, protegidos de atmosferas corrosivas.

Cabos de Aço Inoxidáveis – Fabricados com arames de aço inoxidável (liga ferro + carbono + cromo), sem acabamento superficial. Nesse caso, o próprio material dos arames garante excelente proteção contra corrosão. São recomendados para ambientes com atmosfera corrosiva agressiva, como indústrias químicas ou ambientes marinhos.

Cabos de Aço Revestidos – Os mesmos tipos anteriores, porém, recebem uma camada externa de proteção plástica, podendo ser revestidos em PVC ou Nylon. São ideais para serem usados em locais que necessitem de uma proteção adicional do cabo, onde haja contato eventual com pessoas e também para melhorar o visual do cabo, inclusive em sistemas de sinalização e proteção.
Construção de um cabo de aço

Como é a construção de um cabo de aço?


O cabo de aço tem como matéria-prima o arame, que passa por um processo de estiramento, chamado de trefilação.
A construção de um cabo de aço se baseia na quantidade de seus componentes e na maneira como os arames estão distribuídos nesses componentes.
Os elementos externos são chamados de pernas, e o elemento interno, de alma. As pernas são formadas por arames de aço, enquanto a alma pode ser de arames de aço, bem como de algum tipo de fibra natural ou sintética.
A construção 6x7+AA, por exemplo, é desenvolvida com seis pernas, sendo que cada uma é formada por sete arames. A abreviação “AA” quer dizer que a alma é de aço, produzida também com a mesma quantidade de arames de uma das pernas.
Algumas construções padronizadas são conhecidas por seus nomes característicos, como Seale, Filler e Warrington.
Quanto mais pernas e quanto mais fios tem um cabo de aço, mais flexível ele é e vice-versa. Dependendo da situação, o cabo de aço precisa ser rígido. Em outras situações, é recomendado um cabo de aço mais flexível. O importante é seguir as recomendações e as normas indicadas para cada tipo de projeto.

JCL – Cabos de aço de alta qualidade

Com experiência de mais de três décadas, a JCL Cabos é especialista em fabricação e comercialização de cabos e cordoalhas de aço.
Nossos cabos de aço e cordoalhas seguem uma rígida política de qualidade. Além das certificações recomendadas no mercado brasileiro, vários aspectos de nossos produtos – muitas vezes não incluídos nas certificações tradicionais – são rigorosamente analisados e testados. Isso, porque atendemos setores muito específicos, como o da indústria automobilística, em que o nível de exigência é ainda maior. Dessa forma, buscamos ampliar esse controle para todos os demais produtos.
Com base na norma ISO 9001:2015, por meio de nosso Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), investimos na melhoria dos processos industriais e administrativos, além de monitorarmos periodicamente os resultados e o nível de satisfação de nossos clientes.

Para saber mais sobre Cabos de Aço

Consulte nossa aba de Produtos. Chame nossos vendedores pelo Chat, ligue para (11) 4723-5700 ou entre em contato por e-mail. Estamos sempre à disposição.
Cabo de Aço JCL Fábrica